ACÇÃO/FOTOGRAFIA | Inauguração

© Susana Paiva

Amanhã ou Antes de começar

THE PORTFOLIO PROJECT é o herdeiro legítimo de 20 anos de vivência enquanto fotógrafa, com as Artes Performativas como sujeito privilegiado.

No Teatro bebi os conceitos e métodos que hoje me auxiliam a definir o rumo do TPP, criando pontes entre a práctica da fotografia e a dimensão performativa do papel de fotógrafo. Não é por isso estranho que invoque agora, na inauguração de “Uma fotografia, um autor, duas chávenas e uma cafeteira eléctrica”, o conceito base que Almada Negreiros imprimiu ao seu texto “Antes de começar”, adaptando-o à realidade desta inauguração.

Se o texto de Almada Negreiros questiona a ausência da acção teatral antes do espectáculo começar o mesmo faço aqui hoje onde, na ausência de qualquer obra expositiva, afirmo que a exposição está já em curso.

Se é verdade que as paredes se encontram vazias e que o público as espera ver encher para assim se dar início à acção, também é verdade que todos os ingredientes de uma inauguração se encontram já disponíveis para fruição – estão presentes os autores, e neles encerradas as múltiplas possibilidades de ser fotógrafo nos dias que correm, matéria mais do que perfeita para uma exposição. E claro está também disponível toda a entourage que se espera numa inauguração – um espaço cheio de gente que, em torno de um copo de vinho, troca amabilidades e dialoga com os autores sobre as suas obras.

Assim sendo seria precipitado dizer que vieram em vão pois, onde uns certamente percepcionam vazio, eu digo e repito que há matéria de facto. A acção, essa, terá que ser o público a despoletar, interpelando os autores sobre as suas obras e a sua condição de fotógrafo.

E se desejarem ver imagens, as tais que se esperam numa exposição convencional, terão que regressar amanhã ou nos dez dias seguintes onde neste mesmo espaço 10 autores diferentes vos receberão, dia após dia, com generosidade, neste espaço que se pretende de partilha.

24 de Junho de 2010

Susana Paiva

Dada a natureza comunicacional do projecto o número de visitantes será diariamente limitado a 6, devendo as visitas ser marcadas via telemóvel – 931 935 966 – com a antecedência mínima de 24 horas.

Susana Paiva convida THE PORTFOLIO PROJECT

Uma fotografia, um autor, duas chávenas e uma cafeteira eléctrica

Acção /Fotografia

Acção | De 25/6 a 4/7, diariamente, das 18 às 21 h

Local | Espaço Round the Corner | Teatro da Trindade | Lisboa

Instalação Sonora |

Excerto de entrevista a Christopher Anderson na QTV

Faixa musical  “Place in placeness” de adamned.age

Os comentários estão fechados.
%d bloggers like this: