D003 | Daniela Correia Garcia no Round the Corner

© Daniela Correia Garcia

DANIELA GARCIA | Lethe

Sinopse |

Este projecto tem como ponto de partida o desejo de trabalhar com um objecto de fascínio que “abriu a caixa de Pandora” dos media – a Camera Obscura.

Partindo do conceito vestígio nostálgico, que está ligado simultaneamente com a memória e com o esquecimento, através de um objecto híbrido: câmara escura/pinhole, procurei aludir ao processo de inscrição de uma imagem mental na nossa memória, e também o seu esquecimento, estabelecendo um paralelismo com o processo de registo de uma imagem técnica e o seu desvanecimento.

Da mesma forma que não controlamos na totalidade os processos mnésicos, procurei trabalhar com meios fotográficos rudimentares como a pinhole que também nos permite apenas um controlo limitado dos parâmetros.

Estes imprintings nostálgicos desvanecidos contém uma imagem latente já revelada, e já esquecida…

Biografia |

Nasceu em 1980 no Porto.

Licenciou-se em Évora em Artes Plásticas.

O interesse pela fotografia surgiu no Mestrado, quando começou por via teórica a estudar as questões da ontologia da fotografia, do índice fotográfico e da fantástica história dos dispositivos que precederam o aparecimento da fotografia, tema que preencheu a sua tese intitulada: Fotografia: memória e ficção.

Este interesse conceptual começou lentamente a chegar à prática fotográfica, que era até então, essencialmente uma prática de registo.

Em 2005 começou a dar aulas no curso de Design de Comunicação na Universidade do Algarve e tem vindo a desenvolver essa actividade até à actualidade.

Em 2009 para dar resposta a essa necessidade crescente de produzir imagens com sentido e dar sentido às imagens ingressou no The Portfolio Project e iniciou o Doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa mergulhando no Universo da Fotografia.

Weblink | http://www.theportfolioproject.org/danielagarcia

Os comentários estão fechados.
%d bloggers like this: