D006 | Ricardo Figueira no Round the Corner

© Ricardo Figueira

RICARDO FIGUEIRA  | A la poursuite du désir

O meu nome é Horácio. Vivo numa cidade sem nome. Uma grande cidade, com avenidas largas, grandes edifícios, luzes, um metro, centros comerciais, anúncios publicitários, carros… aqui, tudo é anónimo. As pessoas vêm e vão, sem se olharem.
Gosto de passear, sobretudo de noite. Gosto de observar os corpos em movimento sob as luzes da cidade. Erro sem destino, páro aqui e ali, nos bares, para beber álcool. O álcool dá-me uma visão das coisas que não teria de outra forma.
Olho as mulheres. Se calhar sou um tarado, não sei. Gosto de as observar, quer sejam reais, quer existam somente nos anúncios e nas vitrines… olho, mas não toco.
Tenho alguns amigos. Não muitos. Há quem diga que sou um potencial serial killer. Não é verdade, é um exagero. Sou apenas um voyeur.

Biografia |
1975 – Nasce em Lisboa (Portugal)
1999 – Instala-se em Lyon (França), para ocupar um cargo de jornalista no canal televisivo Euronews, que mantém.
2006 – Atelier de fotografia com Jean-Christophe Béchet nos Encontros de Arles
2008 – Atelier de fotografia nos Encontros de Arles com Meyer, do colectivo Tendance Floue
Fundação, com Sébastien Berlendis e Fabien Muscio, do collectivo Zabriskie Point, em Lyon.
Exposição « Solitudes » na mediateca de Feyzin
2009 – Exposição « America, America » com o colectivo Zabriskie Point em Grenoble (French Coffee shop, Janeiro) e em Arles, durante a semana de abertura dos Encontros Internacionais da Fotografia (Galeria Le Corazón, Julho).
2010 – Integra a plataforma “The Portfolio Project”
Exposição “A la poursuite du désir” no Festival Europeu de Fotografia de Nu (FEPN) em Arles (França) e projecção da mesma série no festival de Kaunas (Lituânia).

Weblink | http://www.theportfolioproject.org/ricardofigueira

Os comentários estão fechados.
%d bloggers like this: