D010 | Susana Paiva no Round the Corner

© Susana Paiva

SUSANA PAIVA |

Sou fotógrafa.

Tornei-me fotógrafa ao longo dos últimos 20 anos, plenos de aprendizagens e dúvidas propulsoras que hoje me asseguram ter encontrado o meu Olhar.

Construí a minha singularidade através da pesquisa e experimentação constante, descobrindo o meu ritmo, distância de segurança e sujeitos de eleição. Hoje sei que sou uma fotógrafa lenta, que necessita de tempo para a contemplação, para a instalação num certo espaço ou interacção com um certo sujeito.

Descobri que sou uma fotógrafa do tangível, que necessita de estar próxima dos seus sujeitos, de criar emoções – de emocionar e ser emocionada -, de partilhar, com generosidade, os seus projectos e ideais fotográficos.

Compreendi que me move uma imensa necessidade de transfigurar o real e de procurar fragmentos poéticos no quotidiano, que a fotografia se tornou a minha linguagem primeira, substituindo gradualmente a palavra na minha interacção primordial com o mundo.

Hoje sei que é quando comunico e partilho as imagens que crio, bem como a paixão que nutro pela fotografia, que mais me realizo, não apenas como profissional mas sobretudo como ser humano.

Ceci n’est pas Paris |

Ceci n’est pas Paris é a minha mais recente série fotográfica onde, revisitando diversos locais de Paris, cruzo o desejo de criar imagens sonhadas, étereas, próximas do imaginário de Hiroshi Sugimoto em “Architecture” com a constatação de René Magritte em “Ceci n’est pas une pipe”, para criar uma nova iconografia para a cidade luz.

Se, como afirma Magritte, a imagem não é o real mas apenas uma possível representação do mesmo porque não criar imagens que representem o sonho, a imaginação, essa forma primitiva e primordial que são as imagens mentais?

Susana Paiva

Weblink | http://www.susanapaiva.com

Os comentários estão fechados.
