WORKSHOP | “Um olhar sobre Lisboa” com Ricardo Figueira

fotografia de Ricardo Figueira

DEZEMBRO 19, 20, 21, 22 | das 9H00-17h00

Objectivos:
O objectivo principal deste estágio é levar cada participante a construir uma série coerente de fotografias tendo Lisboa como tema. Não se pretende criar fotos “bonitas” para postais, mas sim registos que sejam a expressão do olhar de cada um, por isso a principal ênfase está em levar cada um a descobrir-se a si próprio através da sua expressão artística e encontrar um olhar subjectivo e crítico em relação ao que o rodeia. Ao longo do estágio serão relembrados alguns princípios da fotografia de rua (e questões técnicas, se necessário). No último dia (quinta-feira, 22 de Dezembro), realiza-se à noite, na Imagerie, uma exposição com os trabalhos de cada participante.

Como se desenrola o estágio:
Os horários são das 9h às 17h, mas os participantes não são obrigados a permanecer na Imagerie durante todo este tempo, podem aproveitar uma parte do dia para desenvolver os projectos. A maior parte do tempo será consagrada à ediçao da série (análise do trabalho realizado), mas também haverá discussão sobre fotografia, respostas às questões de cada um…). Cada participante deve, no primeiro dia, definir o projecto que pretende realizar ao longo do workshop. A partir do segundo dia cada um deve trazer, todos os dias, entre 36 e 72 fotografias (o equivalente a dois rolos) impressas em 10×15, o equivalente ao trabalho da véspera. Este material será analisado diariamente.

Serão previstas saídas em grupo com o formador de manhã (muito cedo!!) e à noite.
Duas ou três horas durante o workshop serão consagradas a uma pequena formação sobre como fazer colagens utilizando o software gratuito Gimp. Estas colagens poderão depois ser utilizadas na exposição final.

Quem pode participar:
Em princípio todos; convém ter um mínimo de conhecimentos fotográficos, uma máquina analógica ou digital (de preferência reflex) e um computador. Os telemóveis, nomeadamente o iPhone e respectivas aplicações fotográficas, como o Hipstamatic, podem igualmente ser utilizados.

Biografia do Formador:
Ricardo Figueira nasceu em Lisboa em 1975 e vive em Lyon, França desde 1999. Trabalha como jornalista no canal televisivo euronews. Paralelamente ao jornalismo, desenvolve um trabalho fotográfico baseado nas suas fantasias, obsessões e mundo interior, que aprofundou em workshops com fotógrafos como Jean-Christophe Béchet, Meyer, Marc Lafon ou Richard Dumas. Em 2010/2011 o seu trabalho foi seleccionado para o Festival Europeu da Fotografia de Nu, em Arles, Festival de Kaunas, na Lituânia e Voies Off (Arles). Foi publicado pela “Réponses Photo” e participou ainda em várias projecções e exposições individuais e colectivas em França e Portugal. É membro do colectivo The Portfolio Project.

site: www.theportfolioproject.org/ricardofigueira
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Ricardo-Figueira-photographie/174153532644150

Preço : € 150 | Inscrição

INSCRIÇÕES

A inscrição pode ser feita por:
– Preenchendo o seguinte formulário
– Email (indicar curso pretendido, nome completo, nif, número de contacto e endereço de e-mail);
– Telefone: 210 199 609
– Telemóvel: 969 304 076 (entre as 14h-18h) | 916 199 408
– ou presencialmente, no espaço Imagerie.

Após a confirmação da realização do curso/workshop, o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cheque ou transferência bancária até 7 dias antes do início do curso/workshop.

Qualquer dúvida contacte-nos: Rua das Francesinhas, 21A, 1200-675 Lisboa (ver no google maps)
Telef: 210 199 609 | TLM: 969 304 076 | e-mail: geral@imagerieonline.com

Os comentários estão fechados.
%d bloggers like this: